Todo dinheiro extra é sempre bem- vindo, e para quem já está enfrentando as dificuldades financeiras do fim de mês, a restituição do Imposto de Renda pode chegar como uma salvação. E se você está na dúvida se já irá receber a quantia, a Receita Federal tem uma boa notícia.
Foi liberado por volta das 10h a consulta ao terceiro lote de restituição do IR 2024. Neste lote estarão incluídos 6.091.572 contribuintes que receberão um total de R$ 8,5 bilhões. também serão contempladas restituições residuais de exercícios anteriores. O crédito em conta será realizado no dia 31 de julho.
O pagamento do terceiro lote do Imposto de Renda 2024 será realizado na próxima quarta-feira, dia 31 de julho.
Do total a ser pago no terceiro lote, R$ 529.549.606,98 são para os contribuintes que possuem prioridade legal:
Além disso, também estão neste lote 5.711.130 contribuintes que não fazem parte do grupo prioritário, mas que tiveram direito à prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Foram contemplados ainda 172.719 contribuintes não prioritários.
Por fim, foram incluídas no lote 54.241 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicando em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página permite uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas. Além disso, a consulta pode ser feita pelo aplicativo para tablets e smartphones.
O valor da restituição é creditado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de a conta informada ter sido desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até 12 meses no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Mín. 22° Máx. 33°