Você sabia que muitos alimentos do dia a dia podem ser prejudiciais para a saúde do coração? Alguns, por exemplo, você pode nem imaginar. Um coração saudável é a chave para um corpo também saudável.
O cardiologista Rafael Silva Côrtes, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, alerta sobre os perigos de alguns alimentos.
Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans devem ser evitados, pois aumentam os níveis de colesterol LDL (o colesterol ruim) no sangue, podendo ocorrer formação de placa de gordura nas artérias, conhecida como aterosclerose. “Essas placas são fatores principais para problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames cerebrais”, explica Rafael.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos consumam menos de 5 gramas de sal por dia, quantidade equivalente a uma colher de chá.
O consumo exagerado de sal é um problema significativo, pois está associado ao aumento da pressão arterial, um fator de risco primário para doenças cardiovasculares.
“O excesso de sal pode levar à retenção de líquidos, sobrecarregando o coração e os rins, o que pode contribuir para insuficiência cardíaca e doença renal crônica”, afirma Rafael.
Quer saber mais notícias sobre saúde? Acesse nosso canal no Whatsapp
Para proteger a saúde do coração, é crucial moderar o consumo desses alimentos e optar por alternativas mais saudáveis.
Mín. 21° Máx. 32°